fbpx

Publicações


Edifícios Eficientes!


Quando falamos de eficiência, logo vem à memoria placas solares, torres eólicas, vidros reflexivos…

Isso por que o termo 'eficiência energética' está bem difundido atualmente, mas, na verdade, os prédios e edifícios também devem ser eficientes, tanto do ponto de vista energético, mas não se restringindo a apenas isso, todos os sistemas prediais também precisam de eficiência!

Neste eBook, Edifícios Eficientes, reunimos os 5 passos essenciais para tornar o seu prédio mais seguro, com custo otimizado e mais valorizado!

Preencha os campos abaixo e faça o download do seu livro gratuitamente, agora mesmo!

Plano de Manutenção: Um Modelo Prático


O planejamento é o caminho necessário para se cumprir uma meta estabelecida. Ao planejar, o gestor dota o edifício de uma ferramenta importante para priorizar suas ações, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio das atividades com a linha de base referencial e tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado.

O objetivo dessa publicação é apresentar um modelo prático para a montagem do plano de manutenção de sua edificação, de forma didática e clara para os fornecedores e funcionários responsáveis por executar as atividades.

Preencha os campos abaixo e faça o download do seu livro gratuitamente, agora mesmo!

Orçamento Anual: Um Modelo de Planilha


O orçamento é um processo que visa estimar valores para a previsão de receitas e despesas futuras. Um orçamento de serviços do edifício deve ser o mais exato possível, de forma a representar fielmente as características do empreendimento e as atividades que são necessárias para sua manutenção e conservação.

Com a base de todas as atividades a serem realizadas, você já possui os itens que consegue resolver com a mão de obra interna, e o itens que precisarão de serviços terceirizados.

Temos um modelo de planilha para você, em que poderá editar os valores e organizar as contas de manutenção e conservação do ser edifício. Preencha os dados abaixo e faça seu download.

Check-list de Atendimento NBR 15.575


A norma de desempenho NBR 15.575 foi aprovada em 2013, e desde então, todos os novos projetos aprovados precisam atendem seus requisitos.

Essa norma traz como novidade o conceito de comportamento em uso dos componentes e sistemas das edificações, sendo que a construção habitacional deve atender e cumprir os requisitos de desempenho ao longo dos anos, promovendo o amadurecimento e melhoria da relação de consumo no mercado imobiliário, na medida em que todos os participantes da produção habitacional são incumbidos de suas responsabilidades.

E agora você poderá acompanhar melhor o atendimento à norma de desempenho de sua obra utilizando a planilha de CHECK-LIST DE ATENDIMENTO DA NBR 15.575.

Nela, selecionamos as providencias que devem ser tomadas para atender a cada requisito de cada sistema. Como na imagem abaixo:

No item “REQUISITOS A SEREM ATENDIDOS NO INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO” temos o processo “Caracterizar as condições de exposição do terreno que deverão ser consideradas no desenvolvimento do produto” que necessita que se providencie que “O projetista de arquitetura deve registrar em memorial descritivo a zona bioclimática considerada para posterior análise dos requisitos relacionados a ela (cálculo da transmitância e da capacidade térmica).”

Muitas vezes, tudo que você precisa é da informação organizada em uma ferramenta!

Faça o download gratuitamente!

Inspeção Predial na Prática


As formações de engenharia civil e arquitetura possuem muitas outras possibilidades além de obras e projetos. Uma delas é o trabalho de INSPEÇÃO PREDIAL.

A verticalização é um processo irreversível, que se acentuará ainda mais nos próximos anos! Além disso, em várias cidades, a inspeção predial já é uma obrigatoriedade legal, e está em estudo no congresso um projeto de lei que tornará a nacional a requisição da inspeção predial nos edifícios. E os profissionais que estiverem preparados sairão na frente!

A Inspeção Predial se aplica a todas as edificações edilícias (que possuem partes privadas e partes de uso comum) que compreendem prédios comerciais, residenciais, escolas, centros de compras, além de prédios públicos. 

Nossa missão é entregar uma engenharia técnica de excelência e contribuir para sua evolução. É por isso que disponibilizamos a você este Guia de como elaborar um Inspeção Predial na Prática com nosso conhecimento adquirido durante anos e depois de milhares de metros quadrados inspecionados.

Conheça os passos iniciais com esse Guia Prático de Inspeção Predial para quem quer começar do Zero!