Dica do dia a dia: Caixa d’água de concreto

Já pensou se abrir a tampa da caixa d’água e cair um pedaço na sua mão? Imagine então o que já não deve ter caido na própria água. Lajes de reservatórios de água em concreto armado podem ter corrosão da armação, quando não há uma impermeabilização adequada.

Veja o exemplo:

Armação à vista com ocorrência de oxidação e desplacamento do concreto

Os requisitos de qualidade do projeto e execução de estruturas de concreto armado devem seguir a norma ABNT NBR 6118:2003 – “Projeto de estruturas de concreto – Procedimento”, em que diz:

Atenção especial deve ser dedicada à proteção contra corrosão das ancoragens das armaduras ativas.

Para atender aos requisitos estabelecidos nesta Norma, o cobrimento mínimo da armadura é o menor valor que deve ser respeitado ao longo de todo o elemento considerado. Isto constitui um critério de aceitação.

O risco e a evolução da corrosão do aço na região das fissuras de flexão transversais à armadura principal dependem essencialmente da qualidade e da espessura do concreto de cobrimento da armadura.

O tratamento do reservatório de água deverá ter especial atenção por se tratar da fonte de consumo de água potável dos moradores.

Neste casos, sua restauração, deve seguir as premissas gerais abaixo, porém, um profissional habilitado deverá acompanhar todo o processo. Segue:

  • Todo o concreto desplacado e sem aderência deverá ser removido.
  • Remoção do óxido de ferro, produto da corrosão, pelo método abrasivo, e verificação das secções de aço resultantes, perdas de seção superiores a 10% requerem reforço, que deverá ser calculado por engenheiro estruturalista.
  • Aplicação de inibidores de corrosão nas barras de aço.
  • Deve-se verificar a camada de espessura de cobrimentos para checar se estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela norma. Caso estejam inferiores, medidas como estucamentos e e aumento dos cobrimentos mínimos, para restaurar a condição normativa deverão ser executadas.
  • Recompor o sistema de impermeabilização interna do reservatório superior, após os trabalhos de recuperação.

Quer saber mais? Baixe nosso ebook sobre Edifícios Eficientes!

Baixe aqui seu ebook gratuitamente!

Published by

realizarengenharia

A Realizar é uma empresa de engenharia condominial para prevenção de problemas e preservação dos imóveis. Manutenção predial acessível e confiável.

Deixe uma resposta