Um dos aspetos importantes do check-up predial é a diferença entre as deficiências constatadas em função de sua origem construtiva ou de uso. Essa classificação determina as orientações técnicas, o plano de reparos e o plano de manutenção.
O check-up predial responde às principais questões quanto à saúde predial e aponta as recomendações necessárias para seu bom funcionamento e manutenção.
Portanto, idealmente, o marco zero da manutenção seria o check-up predial e as recomendações iniciais para que a edificação nova receba os reparos de garantia necessários aos procedimentos recomendados no programa de manutenção.
Infelizmente, a manutenção brasileira atualmente está focada em consertar o que está quebrado, sem a disponibilização de recursos necessários à implantação de plano de atividades particularizado a cada edificação. No entanto, é possível reverter essa situação com uma política proativa, onde a manutenção alerta para as causas e origens dos problemas detectados, a fim de viabilizar custos e diminuir retrabalhos.
Essa mudança de paradigma da manutenção de edificações tem seu primeiro passo no check-up predial.
Publicado por