As edificações e bens imóveis, são construídos e entregues aos seus clientes em larga escala. No entanto, seu prazo de utilização se estende a um tempo muito superior aos bens comuns de consumo como veículos ou eletrodomésticos.
Portanto, um investimento imobiliário requer cuidados desde a aquisição até o recebimento e deve obedecer a critérios mais técnicos.
Na ocasião do recebimento é imprescindível que se faça um levantamento minucioso dos requisitos de contratos, memoriais descritivos e projetos em busca de incompatibilidades na edificação. Também deve-se observar a entrega de um conjunto de documentos informados pela NBR 14.037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – que atestarão a qualidade técnica das fases de projeto e execução além de fornecer informações relativas às etapas de conservação, uso e manutenção e da operação dos equipamentos de forma sistematizada.
O desempenho da vida útil das edificações é dependente de vários fatores, destacando-se as condições técnicas de entrega, de documentação e de manutenção. Esta última, pode ser definida como o conjunto de atividades e recursos direcionados para conservar e recuperar desempenho de sistemas e elementos construtivos.
Publicado por