Você sabe como contratar os serviços técnicos do condomínio?

engenhariaPara qualquer reforma de instalação de equipamentos, ou alterações que modifiquem as características previstas originalmente na entrega do edifício para o condomínio, é necessário o apoio de profissionais habilitados, ou seja, que possam emitir ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). šEla é a garantia de que os serviços estão sendo prestados por profissionais com situação regular.

šSempre exija a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional contratado. Ela é o registro do contrato entre o profissional e seu cliente, e foi instituída pela Lei Federal nº 6.496/77. A ART define para os efeitos legais os responsáveis pelos serviços técnicos contratados.

Veja abaixo os serviços para os quais é imprescindível o acompanhamento por profissional habilitado:

1.Estrutura – pilares, vigas e lajes;

2.Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas /SPDA (para-raios);

3.Dados e comunicação como centrais de computação telefônica tipo PABX, PAX, PBX, KS, CPA, distribuidor de chamadas ou outros porteiros eletrônicos, sistemas de alarme, circuitos fechados de TV (CFTV) e de sonorização;

4.Equipamentos industrializados como portões automatizados e cercas elétricas;

5.Obras civis, serviços e reformas em prédios e domicílios: pinturas, recuperação de fachadas, impermeabilização, construções diversas;

6.Instalações elétricas e hidrossanitárias

7.Elevadores;

8.Prevenção e combate a incêndio;

9.Instalações de condicionadores de ar, exaustores e ventiladores;

10.Instalações de gás e central de GLP;

11.Esquadrias e fachadas cortina;

12.Execução de controle de pragas;

13.Instalação e/ou manutenção de geradores;

14.Instalação e/ou manutenção de caldeiras.

Você sabia?

šO CREA trabalha para coibir a ação de leigos que possam colocar em risco o bem estar e a segurança dos usuários do condomínio ao prestar serviços que exijam habilitação técnica.

šPara evitar esses riscos, preste atenção nessa orientação: Sempre que o condomínio for contratar um profissional ou empresa, certifique-se que ele está devidamente habilitado e com registro em dia no Crea. A verificação pode ser feita através do site do CREA de sua região, acessando “Consulta a Profissionais e Empresas”. O registro é a garantia que os serviços serão prestados dentro de padrões técnicos.

Publicado por

realizarengenharia

A Realizar é uma empresa de engenharia condominial para prevenção de problemas e preservação dos imóveis. Manutenção predial acessível e confiável.

Deixe uma resposta