O guia de como fazer a manutenção ideal de Impermeabilização
O que é Impermeabilização
A impermeabilização é o sistema destinado a impedir a passagem de líquidos através das interfaces das construções.
É composta por várias metodologias que podem se utilizar de materiais cimentícios, asfálticos ou poliméricos além de uma vasta gama de dispositivos arquitetônicos e serviços auxiliares.
Seus requisitos principais são: evitar a passagem de fluidos e vapores nas construções, pelas partes que requeiram estanqueidade, podendo ser integrados ou não outros sistemas construtivos; proteger os elementos e componentes construtivos que estejam expostos ao intemperismo, contra a ação de agentes agressivos presentes na atmosfera; e resistir as cargas estáticas e dinâmicas atuantes sob e sobre a impermeabilização.
A impermeabilização, é um recurso importante para assegurar a durabilidade das estruturas e a salubridade das edificações. Afinal, ela é capaz de proteger as estruturas contra a ação nociva da água e da umidade que aceleram a deterioração e comprometem as condições de uso e de higiene das edificações.
Tipo de Uso
Impermeabilização de fachadas, lajes, paredes, sacadas, caixas d’água, piscinas, estruturas em geral e fundações ou elementos em contato com o solo.
Cuidados de Uso
- Não permitir o contato direto da manta asfáltica com as intempéries do dia a dia, como sol e chuva;
- Não permitir o aquecimento acima do previsto;
- Não realizar limpeza de superfícies impermeabilizadas com produtos quimicamente agressivos;
- Não permitir a fixação de antenas, postes de iluminação ou outros equipamentos sobre a laje impermeabilizada através da utilização de buchas, parafusos ou chumbadores;
- Não perfurar (fixação de pregos e parafusos) em superfícies sob as quais tenha sido aplica da manta asfáltica. Observação: em áreas molháveis não é exigido que seja executada impermeabilização. Não utilizar água em abundância na limpeza rotineira.
Manutenção Preventiva
- Caso haja danos à impermeabilização, não executar os reparos com materiais e sistemas diferentes dos aplicados originalmente, pois a incompatibilidade pode comprometer o desempenho do sistema;
Garantia Declarada
- Quanto à estanqueidade – 5 (cinco) anos.
Perda de Garantia
- Danificação da manta devido à instalação de equipamento ou reformas em geral;
- Utilização de produtos e equipamentos inadequados para limpeza de reservatórios;
- Reparo e/ou manutenção por empresa não especializada;
- Exposição a altas temperaturas;
- Remoção da camada de proteção mecânica;
- Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa especializada.
Publicado por