Dica do dia: Iluminação de Emergência

O guia de como fazer a manutenção ideal de Iluminação de Emergência

 

O que é Iluminação de Emergência

A iluminação de emergência é destinada a garantir a iluminação das rotas de fuga durante evacuação das pessoas em situação de emergência, assim como o controle das áreas por equipes de socorro e combate ao incêndio.

O sistema de iluminação de emergência deve permitir o controle visual das áreas abandonadas para que seja possível localizar pessoas que impedidas de se locomoverem; proteger a segurança patrimonial e facilitar a localização de pessoas indesejadas pelo pessoal da intervenção; sinalizar de forma bem evidente as rotas de fugas e funcionar adequadamente durante o tempo previsto para evacuação total do edifício.

É composta, basicamente, pelo conjunto de blocos autônomos que contem lâmpadas de luz instantânea que possuem baterias alimentadas por uma fonte de energia elétrica e controle de supervisão da carga, de forma que quando há falta de eletricidade para as lâmpadas convencionais, os blocos autônomos acendem automaticamente.

57881415297743

 

Capturar Cuidados de Uso

  • Não desligar o disjuntor que alimenta o sistema de iluminação de emergência, para que o sistema possa funcionar perfeitamente em caso de falta de energia elétrica;
  • Quando necessária a troca de lâmpadas das luminárias, verificar a mesma potência e tensão (voltagem);
  • Não molhar as luminárias e/ou a central de baterias.

 

saida

Capturar Manutenção Preventiva

Capturar

Capturar Garantia Declarada

  • Desempenho do equipamento – especificado pelo fabricante (entende-se por desempenho de equipamentos e materiais sua capacidade em atender aos requisitos especificados em projetos, sendo o prazo de garantia o constante nos contratos ou manuais específicos de cada material ou equipamento entregue, ou 6 (seis) meses – o que for maior);
  • Instalação – 1 (um) ano.

Capturar Perda de Garantia

  • Qualquer mudança no sistema que altere suas características originais;
  • Ocorrência de pane no sistema eletroeletrônico e fiação causados por sobrecarga de tensão ou descargas atmosféricas;
  • Se não forem tomados os cuidados de uso ou não forem feitas as manutenções previstas por empresa especializada.

Published by

realizarengenharia

A Realizar é uma empresa de engenharia condominial para prevenção de problemas e preservação dos imóveis. Manutenção predial acessível e confiável.

Deixe uma resposta