O guia de como fazer manutenção ideal
O que é a Estrutura Metálica?
A estrutura metálica é um tipo alternativo ao concreto armado de suporte das edificações.
São formadas por estruturas formadas por associação de peças metálicas ligadas entre si por meio de parafusos, conectores ou solda, com foco em vigas e pilares. São construídas por perfis metálicos ou chapas produzidos previamente e montadas no canteiro de obras. Da mesma forma que as estruturas de concreto, o objetivo é a sustentação e transferência de atuantes sobre elas para as fundações.

Tipo de Uso
Sustentação da edificação e transferência de todas as cargas atuantes sobre ela para as fundações.
Cuidados de uso e manutenção rotineira
- Não expor a estrutura a altas temperaturas;
- Não expor as superfícies a produtos ácidos;
- Não submeter a impactos de intensidade não previsto na estrutura;
- Não submeter a carregamentos acima do permitido;
- Não expor as superfícies ao fogo.
Manutenção Preventiva
- Este sistema da edificação necessita de um plano de manutenção específico, que atenda às recomendações dos fabricantes, diretivas da ABNT NBR 5674 e normas específicas do sistema.
- Somente utilizar peças originais ou com desempenho de características comprovadamente equivalente às mesmas. Os serviços de manutenção devem ser executados por meio de empresas especializadas/capacitadas.



Garantia Declarada
O prazo das garantias declaradas, sempre referem-se ao prazo total, ou seja, não complementar, regulamentado por lei, válido a partir da data do “habite-se” da edificação.
- Abertura de vãos ou furos não previstos no projeto original.
- Reforma ou alteração sem aprovação prévia do responsável legal.
- Ocorrência de sobrecargas nas estruturas além dos limites normais de utilização previstos nos projetos.
- Retenção localizada de água nas estruturas ou em suas ligações.
- Fixações não previstas.
- Remoção do revestimento.
- Ocorrência de incêndio.
- Falta de cuidados de uso e falta das manutenções preventivas necessárias.
Fonte:
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro. NBR 5.674, Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro. NBR 14037, Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos.
Manual de Garantias Sinduscon / MG – Sindicado da Indústria de Construção Civil de Minas Gerais
Leia também:
O que é o sistema de manutenção preventiva? – A manutenção preventiva é caracterizada por um conjunto de serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando os itens de maior gravidade, urgência e as solicitações dos usuários.
Precauções quanto à garantia dos edifícios – A garantia fornecida pela construtora não é irrestrita e diz respeito apenas aos vícios e defeitos de construção. Ou seja, a manutenção do condomínio deve ser feita normalmente e, se não for, os problemas decorrentes não cabem à construtora.
Você sabe qual é o prazo de garantia do seu prédio? – Este prazo de garantia legal, os 5 anos, refere-se exclusivamente aos casos de solidez e segurança da edificação, ou seja, ocorrências que possam causar ameaça à integridade física de pessoas.
Publicado por