Quando falamos de eficiência, logo vem à memoria placas solares, torres eólicas, vidros reflexivos…
Isso por que o termo “eficiência energética” está bem difundido atualmente, mas, na verdade, os prédios e edifícios também devem ser eficientes, tanto do ponto de vista energético, mas não se restringindo a apenas ele, os outros sistemas prediais também precisam de eficiência!
Eficiência é a característica de algo ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo custo!
Em edifícios, eficiência pode ser vista em três pilares:
Segurança
Otimização dos custos
Patrimônio valorizado
Quando falamos de segurança, devemos lembrar não apenas da segurança contra roubos e furtos, deve ser considerada igualmente a segurança estrutural, segurança contra sinistros como incêndios e descargas elétricas (raios) e segurança das pessoas contra defeitos nas instalações que podem causar acidentes como choques elétricos, consumo de água contaminada na caixa d’água, queda em altura, etc.
Os prédios são como organismos vivos que consumem grande quantidade de recursos, água, energia, mão de obra para limpeza, organização, manutenção de portões, elevadores, piscinas entre tantos outros que fica fácil se perder entre tantos itens. Porém, uma avaliação cuidadosa pode constatar que um determinado recurso está sendo desperdiçado por falhas no sistema, ou equipamentos obsoletos, por exemplo, uma tubulação com vazamentos de água, instalações elétricas corrompidas que aumentam o consumo de energia ou uma bomba de recalque desgastada. Somados, a otimização desses sistemas gera economias significativas nos custos correspondentes à edificação.
O seu imóvel também é seu patrimônio, no caso de prédios, tanto o apartamento, quanto as áreas comuns agregam valor na compra e venda, logo, um edifício eficiente, ou seja, que é seguro e otimizado, também é mais valorizado, e se mantem dessa forma por muito mais tempo.
Quer saber mais? Baixe nosso ebook sobre Edifícios Eficientes!
Publicado por